A PALAVRA DO PASTOR




Depois de um dia exaustivo de trabalho, desgaste físico é muito comum sentirmos fome. Não é?
E a tendência de quem está com fome é vontade de comer o que estiver na frente.
E quando não encontra algo para comer... Misericórdia,  dá uma raiva, não dá? É como o leão ou qualquer outro animal. Nós seres humano, não somos diferente. Como aconteceu com o senhor Jesus. Ao voltar de Betânia, com certeza, não deve ter comido nada a noite. Pela manhã, pelo jeito, nem café tinha tomado, e ainda caminhando, sentiu-se fome. E o que Jesus fez? Se  dirigiu a uma figueira, seco que acharia frutos nela para saciar sua fome. Nada encontrou, senão folhas. E o que Jesus fez? Amaldiçoou-a (Mt 21:17a19). E quando estamos com fome, comemos o que nos der, qualquer coisa serve. Não temos nojo de nada e comemos que é uma beleza. È ou não é? Vejamos o que diz o texto de Mateus 21:20 e 22:
“ E os discípulos, vendo isso, maravilharam-se, dizendo: Como secou imediatamente a figueira? Jesus,porém, respondendo disse-lhes; Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito. E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.”
Neste texto aprendemos dois pontos  importantíssimo com o senhor Jesus Cristo.
 Ponto ; - Através da reação de Jesus em amaldiçoar a figueira, entendemos que, como crentes e salvos em Cristo, temos reações contrárias as de um cristão ou seja; ficamos nervosos, tristes, sentimos angústias, exatamente como Jesus sentiu no Getsêmani, e em amaldiçoar a figueira. Momentos onde Jesus sentindo tristeza, angústia até  na alma ( Mt 26: 36 a 38). Momentos onde Jesus fica irado exatamente como ficamos (Mt 21:12 e 13).
2ºPonto: - Aprendemos que como o poder da palavra falada pode mudar qualquer situação. Portanto, é necessário vigiar nosso falar ( Pv 18:20 e 21). Jesus falou a figueira e ela secou-se na hora. Mas Jesus falou com fé e autoridade. Jesus nos deixou claro, se tivermos fé, e não duvidarmos tudo o que pedirmos na oração, crendo receberemos ( Mt 21:21 e 22). O pior inimigo nosso, no momento da oração é a dúvida. A dúvida anula a ação de Deus em nossa vida. Ela traz incerteza, se queremos algo ou não, nos traz aflição de espírito. Se nosso espírito fica aflito, como ele pode receber o Espírito Santo de Deus? Não recebe. A bíblia nos diz assim; O mesmo espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus ( Rm 8:16). Aí temos liberdade, acesso ao Pai em o nome de Jesus. No versículo 17: Se somos filhos, somos logo herdeiros também; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.
QUEM OBSERVA O VENTO, NUNCA SEMEARÁ, 
E O QUE OLHA PARA AS NUVENS NUNCA SEGARÁ. 
EC 11:4”
Isto nos leva a entender que se voltar nosos olhos, nossa fé, nosso coração para o
vento; o vento, sempre estará contrário a nossa vontade, nos levando a entender que irá nos prejudicar, atrapalhar  nossos projetos. Até porque qual é o vento que vem para nos ajudar? Nenhum.
Quem olha para as nuvens, nunca colherá. Porque? Porque o lavrador tanto para semear a semente como para colhe-la, ele depende da estação, da época, e quem proporciona são as nuvens, se vai ou não chover. Mas quem ordena a chuva é Deus. Quem ordena se vamos colher algo dentro ou fora do tempo é Deus. Por isso que o apóstolo Paulo disse:” Eu plantei, Apolos regou, mas Deus deu o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um, mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” ( Iº Coríntios 3: 6 a 8). “Entendo que nossa fé tem de estar é no Deus do impossível, O qual chama à existência do que não existe” ( Romanos 4:17). Milagre não se explica, mas acredita. Alguém já explicou de onde vem o vento e para onde vai? Não... Também a ciência já explicou como se forma os ossos de um feto no ventre da que está grávida? Também não... Podemos saber o processo,  mas a formação,  jamais... Assim  também, não sabemos as obras de Deus, que faz todas as coisas ( Eclesisates 11:5).“Por isso de tudo que se tem ouvido, o fim é: Teme á Deus e guarda os seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem” ( Eclesiastes 12:13).
Deus não depende de como vem o vento, para que possamos semear e ele nos abençoar, muito menos do estado, do movimento das nuvens, para que possamos segar.
Deus é o único, que ajunta onde não plantou e espalha o que não ajuntou.

 NUNCA HOMEM ALGUM  FALOU ASSIM COMO ESTE HOMEM”... 
(JOÃO  7:46)
                     
Ao executar qualquer ação, qualquer tarefa física, é bom que  execute em grupo. O desempenho em grupo é maior, o peso se torna menor... Por exemplo, ao guardar mil metros de areia, brita, ou encher uma caixa de mil litros de água, é bom que façam em grupo. Se fizer sozinho, até que dá para fazer. Mas se torna mais pesado, e demora mais do que desenvolver a tarefa em grupo. Não é? Quando Jesus disse isto: “ Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu , e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” (Mt.18:18). Jesus estava dizendo que está em comum acordo, com o mesmo pensamento, com o mesmo propósito, o mesmo objetivo. E ao executar qualquer tarefa em grupo, é preciso que estejam em comum acordo. A partir do momento que começar a ter divergências, discórdias em um grupo, jamais podem chegar há um bom senso. Por isso que o Senhor Jesus disse: “Também em vos digo que se dois de vós concordarem na terra acerca  de qualquer  coisa  que pedirem, isso lhes será  feito por meu Pai, que está nos céus. (Mt18:19).  Para se ter sucesso no mundo sozinho é difícil, então é preciso estar em  grupo.  E para o grupo ter sucesso, é preciso estar em comum acordo, não pode ter indiferenças, divisão. Assim é na oração. Se orar sozinho, Deus te ouve, mas se orar em grupo, o poder, o fogo, a unção do espírito santo é maior. Satanás não trabalha sozinho, está sempre com um bando de demônios. O povo de deus, ao orar, deve orar pelo menos com duas, ou três pessoas, conforme já foi citado em Mateus 18:19. Jesus sabia que onde estiver dois ou três reunidos em o nome Dele, Ele estaria no meio deles:   “Porque onde estiverem dois ou  três  reunidos  em meu nome, aí  estou no meio deles.” Que Deus continue abençoando essa equipe.

“A CEIA DE NATAL
O mundo comemora, festeja; ceiam no Natal. Não tenho nada contra; que façam essas comemorações na noite de natal. Infelizmente, a igreja (os salvos em Cristo) está muito mal informada acerca do que significa Natal, Papai Noel, etc... Os pais cristãos, os salvos em Cristo, perdem muito tempo, que é valioso, perdem oportunidades de ensinar seus filhos sobre o que é o Natal. Que o Papai Noel, quando muitos ainda iludem seus filhos, (Pv.22.6- Ensina a criança no caminho em que deve andar, e , ainda quando for velho, não se desviará dele), dizendo que Papai Noel existe, que na verdade ensina suas crianças a acreditar em uma mentira, quando a bíblia diz em João 8:44 “ que o diabo é o pai da mentira”. Muitos cristãos ainda financiam uma mentira dessas, ensinando seus filhos, ao comprar presente e dizer que: “Papai Noel te mandou”, isto é estar em conformidade com a atitude dos Judeus, ao financiar uma mentira, ao dizer que o Senhor Jesus Cristo não tinha ressuscitado ( Mt28:11 a 15). Se soubessem a origem do bom velhinho que o mundo adora, jamais incentivavam suas crianças a admirá-lo, adorá-lo, como vemos por aí, quando a Bíblia diz em Izaías 44:8 “Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra rocha que eu conheça” e em João 4 :23 e 24 “ Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito;  e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Por outro lado, muitos  tem o natal como uma data em que praticam obras de caridade, aproveitam-se para rever parentes e amigos, presenteiam cônjuges, filhos, familiares ou lembram que os parentes só existem. Atitudes essas que temos de praticá-las todos os dias, justamente por sermos novas criaturas em Cristo Jesus, por Jesus nascer todos os dias em nossos corações (2º Coríntios 5:17 “ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas’). Mas o mundo acredita em um ritual, que na noite de natal deve-se abrir uma champagne, tomar bons vinhos, cervejadas,  saborear um bom peru, terem suas mesas fartas ao ponto de, no dia seguinte ter que jogar alimentos fora, é um verdadeiro desperdício quando muitos passando fome sem ter um mísero pedaço de pão em seus lares. Outro grande erro que o mundo comete é achar que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, quando a Bíblia Sagrada não nos fala nem do dia do nascimento do Senhor, nem o mês e ano (Lucas 2: 1ª 7), justamente para que não haja adoração em algum dia, mês ou ano. Mas que todos os dias sejam de perfeita adoração à Deus Pai, Deus Filho e Deus espírito Santo.

Temperamento Forte
Quem tem o gênio ou o temperamento forte, sanguíneo, precisa ser controlado pelo Espírito Santo. Se o Espírito Santo liberta o viciado dos vícios das drogas, bebidas e cigarros, e liberta o prostituto da prostituição, o ladrão do latrocínio, porque não nos libertará do temperamento forte? A Bíblia diz em Coríntios 5:10, Romanos 14:10 e Mateus 7: 3 a 50: Se acreditamos que o Espírito Santo cura o corpo físico, cura a alma dos traumas, porque não acreditar que Ele pode me curar do temperamento forte. Crer para os outros é fácil, pregar para os outros melhor ainda, difícil é crer e pregar para nós mesmos. Policiar e apontar os erros dos outros é fácil, mas policiar e apontar os erros de si próprio é difícil (1º coríntios 9:27). Moisés, antes de conhecer o poder de Deus (Êxodo 2:11,12, 16 e 17), era um homem violento, agressivo, brigão, valentão. Moisés, depois de conhecer o poder de Deus. Ora, Moisés era um homem paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra (Números 12:3). A Bíblia diz em 2º Coríntios 5:17 e em Gálatas 2:200. Até porque, quem tem Jesus, tem como produzir os frutos do Espírito Santo ( João 15: 4 a 7), inclusive até ser santo. Tem pessoas que usam desse texto para se desculpar do seu mal gênio, do temperamento forte, sanguíneo (João 2; 14 e 15). Mas a bíblia nos diz (Gálatas 5:13). Quantos casamentos, amizades, sociedades, empregos, ministérios, grupos de louvor, coreografias, acabam por falta de domínio próprio (Gálatas 5: 22 e 23). O Pedro de antes, embora andava com Jesus, mas não o conhecia, não praticava Jesus nos seus atos, infelizmente não sabia aplicar Jesus no seu dia-a-dia, como muitos de nós fazemos. Pedro, depois de conhecer Senhor Jesus, no seu discurso no dia de Pentecostes. Que ousadia! Totalmente transformado. (Atos 2:41, antes ver o 14) Conosco também é assim que acontece, depois de uma vasta experiência é que conseguimos colocar o Senhor Jesus no nosso dia-a-dia. Saulo de Tarso antes de conhecer a Jesus era um homem bruto, violento, incrédulo, sanguíneo, de temperamento forte, matava sem dó (atos 8:1ª30. Paulo de tarso, depois de conhecer o Senhor Jesus (Atos 9:9 a 16). Abrão antes de conhecer à Deus ( Genesis 12: 1 a 3), vivia debaixo de idolatria, etc..., medroso. Abraão e Sara depois de conhecerem à Deus (Gn 17: 1 a 8, 15 a 17) totalmente transformado.